Pet

Peticionamento Eletrônico do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Por Nilton Souza . Em 07/06/18 08:33. Atualizada em 25/07/18 14:49.

O módulo de peticionamento eletrônico está disponível para acesso e uso pelos estudantes.

A disponibilização do Peticionamento Eletrônico é mais uma ação da Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI) por meio do Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq),  do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) e de seus parceiros em prol da modernização administrativa da Universidade, contribuindo com a melhoria das rotinas de trabalho dos servidores e trazendo maior comodidade aos estudantes.

De início, o Peticionamento foi planejado e customizado para as demandas dos estudantes de graduação. Em um segundo momento será expandido para os demais usuários externos ao sistema: servidores cedidos, fornecedores, etc.

Desde o dia 13 de julho de 2018 os estudantes de graduação da UFG podem iniciar processos diretamente no SEI, não havendo necessidade de deslocamento as unidades acadêmicas e órgãos da UFG, realizando os procedimentos necessários em ambiente eletrônico e acessível por computador, tablet e notebook. Inicialmente foram disponibilizados os seguintes processos:

• Aproveitamento de componentes curriculares;
  • Autorização para cursar disciplina em outra IES;
  • Liberação de pré ou có-requisitos;
  • Recurso contra exclusão (inclusive prorrogação de prazo);
  • Transferência ex-offício – unidade de recebimento cidarq;
  • Tratamento excepcional (aluna gestante/lic. Maternidade)
  • Tratamento excepcional aluno ou descendente portador de afecções, infecções e traumatismos;
  • Revisão de nota e/ou frequência - recurso conselho diretor;
  • Segunda chamada de avaliação - recurso ao conselho diretor;
  • Solicitação de extraordinário domínio de conteúdo.

SUPORTE

Dúvidas e esclarecimentos relativos ao funcionamento do sistema podem ser sanadas junto ao Cidarq ou as unidades responsáveis pelo recebimento de processos. Além disso, está disponível para acesso e consulta no site UFG Virtual o Tutorial do Peticionamento Eletrônico, elaborado pelo Cidarq.

PETICIONAMENTO INTERCORRENTE

O peticionamento intercorrente pode ser utilizado por usuários para adicionar documentos a processos eletrônicos já cadastrados ou gerar um novo processo relacionado ao que foi informado.

A geração de processo novo relacionado ao que foi informado pelo usuário externo ocorrerá quando este corresponder a processo:

• De tipo de processo sem critério intercorrente parametrizado;
  • Com nível de acesso “sigiloso”;
  • Sobrestada, anexado ou bloqueado; ou
  • De tipo de processo desativado.

Nos demais casos, os documentos cadastrados no peticionamento intercorrente serão adicionados ao processo informado.

BENEFÍCIOS

Flexibilidade: O usuário poderá peticionar a qualquer hora do dia ou da noite.

Comodidade: O usuário não precisa se deslocar até unidade protocolizadora, basta ter acesso a internet. O acesso pode ser feito remotamente;

Autosserviço: O usuário não necessita de um intermediário para registrar suas demandas.

Celeridade: elimina-se o tempo gasto com deslocamentos;

Sustentabilidade: diminui substancialmente o uso do papel;

Economicidade: Diminui-se os gastos com recursos para impressão, assim como o tempo gasto para que as demandas sejam solucionadas.

NOTA:

Ressaltamos que o Peticionamento Eletrônico ainda não está disponível para os usuários da Regional Catalão, pois esta solicitou o adiamento do prazo de implantação para o dia 13/08/2018, por meio do Memorando nº 094/2018/CDIRH/RC/UFG de 11 de julho de 2018

Para maiores informações e/ou esclarecimentos de dúvidas, os estudantes devem ligar no Centro de Gestão Acadêmica - CGA por meio do telefone: (62) 3521-1118.

Sugestões e criticas quanto ao módulo de Peticionamento podem ser enviadas para o e-mail sei@ufg.br